O Incorpora da Fundação Bancária “la Caixa” é um Programa que promove a inserção laboral de pessoas em risco ou situação de exclusão social, como os jovens NEET, ex-reclusos, pessoas vítimas de violência, desempregados de longa duração, cidadãos com deficiências e/ou incapacidades, entre outros grupos.

A atuar desde 2006 em Espanha, o programa Incorpora, oferece às empresas uma oportunidade de melhorar a sua Responsabilidade Social Empresarial, ao mesmo tempo que é facilitado o acesso laboral a quem tem mais dificuldades para encontrar um emprego. Um dos segredos do programa é a organização do trabalho em rede impulsionado pelos técnicos das entidades sociais que fazem parte do Incorpora. Através deles, oferecem-se itinerários de inserção sociolaboral adaptados às necessidades profissionais e pessoais de cada pessoa com o objetivo de melhorar a sua empregabilidade. Além disso, as empresas recebem assessoria e apoio antes, durante e depois de cada contratação. O Programa conseguiu alcançar objetivos quantitativos e qualitativos que em muito promoveram a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários e, por conseguinte, a coesão do território. O Incorpora tornou-se uma forte referência na integração laboral para pessoas em risco de exclusão social em Espanha e, fruto dos bons resultados (30 319 integrações laborais em 2017), a Fundação decidiu expandir o projeto para Marrocos, Tunísia, Polónia, Hungria e Portugal.

No nosso país conta com uma rede de 32 entidades sociais que, por sua vez, estão organizadas em Núcleos Incorpora: Porto, Coimbra, Setúbal e Lisboa. No caso do Grande Porto, a rede é composta por 9 instituições sociais.

O Incorpora é promovido pela Fundação La Caixa e pelo BPI. Possui como parceiro institucional o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

A QUEM SE DIRIGE

Pessoas vulneráveis: pessoas com incapacidade física ou mental ou transtorno mental, e pessoas em risco ou situação de exclusão social (jovens com fracasso escolar, desempregados de longa duração, pessoas com mais de 45 anos, mulheres em situação de risco, pessoas privadas de liberdade, emigrantes, etc.).

Empresas: o programa oferece às empresas um recurso de responsabilidade social empresarial na integração laboral, oferecendo assessoria integral.

Entidades sociais: O programa, juntamente com as entidades sociais aderentes, fomenta melhores oportunidades de emprego efetivo através da rede de técnicos de inserção laboral.

Profissionais do âmbito da inserção laboral: o programa potencia a profissionalização e a capacidade de inserção laboral do conjunto de entidades sociais aderentes, bem como a formação profissional dos técnicos de inserção laboral.

 

O QUE FAZEMOS

Ajudamos pessoas em risco de exclusão social a terem acesso a um emprego, o que contribui para construir uma sociedade socialmente mais responsável.

E fazemo-lo em várias frentes:

Através do programa Incorpora, fomentamos a responsabilidade social empresarial corporativa de forma a consciencializar as empresas do valor de empregar grupos desfavorecidos.

E formamos e oferecemos o serviço de técnicos de inserção laboral que apoiam empresas e trabalhadores para facilitar o processo de contratação.

Oferecer oportunidades a todos é uma forma de contribuir para o progresso individual e também para o da nossa sociedade.

 

COMO AJUDAMOS

Oferecemos um serviço de apoio integral em todas as fases do processo de inserção, da formação e seleção à integração definitiva, sem qualquer custo para a empresa.

Além disso, oferecemos uma alternativa de responsabilidade empresarial em integração laboral que se concretiza em:

  • Assessoria sobre a norma de contratação em vigor.
  • Seleção de perfis profissionais.
  • Conceção e aplicação de itinerários de inserção.
  • Acompanhamento no processo de adaptação.

 

Mais informações em Incorpora